| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

7

Page history last edited by PBworks 17 years, 5 months ago

---

7.METODOLOGIA/ESTRATÉGIA


Antes de iniciar seu trabalho com os alunos, é necessário que o professor já tenha realizado o planejamento de suas atividades e vislumbrado todo o caminho a ser percorrido. Desta forma ele tem uma visão síntese de todo o trabalho pedagógico, todo o percurso pelo qual o aluno vai passar. Isso lhe possibilita que tenha uma segurança do processo pedagógico, uma visão da totalidade.

Ao propor o tema diferença é necessário verificar junto aos alunos o que eles já sabem sobre esse assunto e como vivenciam isso no dia-a-dia. Isso desperta para a consciência crítica sobre o que ocorre na sociedade em relação às diferenças sociais, comportamentais. Esse é o momento de contextualizar o assunto das próximas aulas. Segundo Gasparin, esse diálogo torna mais claro ao professor o grau de compreensão que ele já detém sobre o assunto, o que evidencia seu patamar de sistematização mais elevado que o dos alunos.

Propõe-se primeiramente uma dinâmica, descrita abaixo, que promova a sensibilização para o tema.

Inicia-se a atividade com a turma dividida em 2 círculos um de frente para o outro. Os alunos do círculo de dentro estarão com os olhos vendados. Ao som da música (Wave – Tom Jobim) o círculo de fora gira até que a música pare. De olhos vendados, cada aluno toca o colega que está à sua frente tentando descobrir quem ele é. Inverte-se a posição dos alunos nos círculos e repete-se a atividade. O professor media uma reflexão sobre a atividade realizada, com o objetivo de mostrar aos alunos que “mesmo semelhantes temos diferenças”.

Passe o filme pelo menos duas vezes para que alguns elementos fique claro. Não pergunte nada aos alunos. Somente depois da segunda exibição é que deve estimulá-los a falar. Num primeiro momento em grupo menor e depois no grande grupo. Incentive-os a fazer a leitura das imagens de forma crítica: solicite que selecionem algumas cenas de que mais gostaram e justifiquem oralmente. Durante a exploração das imagens, é necessário que o professor instigue-os a falarem sobre suas percepções acerca das que mais lhe chamaram a atenção e por quê. É importante valorizar todas as opiniões durante a interação, todas as pistas que apontem conduzam a significados e sentidos. Peça que tracem relações entre o filme e os versos da música da dinâmica inicial, Wave de Tom Jobim.

Durante a sensibilização, exibição do vídeo e da leitura de imagens, é importante que seja feito sem interrupção. Aproveite aulas germinadas para que não "quebre" o momento.

Partindo do tema Diferenças, criarão uma história (narrativa) utilizando o software de apresentação de slides Impress que, após validação do professor, será publicada num Blog multi-usuário, através da ferramenta on line Slide.com.

Se o professor desconhece as ferramentas, poderão fazer uso dos tutoriais disponíveis, ou ainda buscar auxílio da CRTE mais próxima.

Ao registrar sua história num ambiente on line, os alunos terão muito mais oportunidade de acompanhar seu próprio desenvolvimento lingüístico, pois estas ferramentas possuem mecanismos para que os alunos reeditem a qualquer momento suas produções.

O professor auxiliará os alunos que não estão familiarizados com e-mails, a criarem sua conta de e-mail, a qual será depois utilizada para a interação/divulgação das produções, que poderá ser inter escolas, inter classes.

O professor, pode contar com o auxílio da CRTE de seu NRE para uso das tecnologias sugeridas nesta atividade.

Em respeito aos direitos autorais, vale lembrar que durante a produção das histórias, se o aluno usar qualquer imagem da internet, veja sugestão de link de cliparts free nas referências, deve-se referenciar os espaço de onde foram utilizadas as imagens. Para isso use o slide final da apresentação.

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.